Ex-astronauta Julie Payette assume como nova chefe de Estado do Canadá

Toronto (Canadá), 2 out (EFE).- A ex-astronauta Julie Payette se tornou nesta segunda-feira a nova chefe de Estado do Canadá ao assumir o cargo de governadora-geral do país em representação da rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

Payette foi empossada em uma cerimônia realizada no parlamento, que contou com a presença das principais lideranças políticas do país, incluindo a do primeiro-ministro, Justin Trudeau.

O governador-geral do Canadá não é escolhido por votação popular, mas sim nomeado pelo primeiro-ministro para ser representante do monarquia britânica, neste caso a rainha Elizabeth II, que é a chefe de Estado oficial do país.

Payette substitui David Johnston, que assumiu o cargo em 1º de outubro de 2010 após ser nomeado pelo então premiê Stephen Harper.

Trudeau indicou Payette para o cargo em julho. A nomeação foi aprovada pouco depois por Elizabeth II. Normalmente, o governador-geral fica no cargo por sete anos.

Payette, de 53 anos e a quarta mulher a exercer o posto, é engenheira e empresária que voou em duas missões espaciais, em 1999 e 2009, se mantendo em atividade como astronauta até 2013.

O governador-geral tem funções tanto constitucionais como cerimoniais. Constitucionalmente, é ele quem convoca o parlamento e assina as leis aprovadas no Legislativo para que entrem em vigor.

Além disso, Payette terá que representar o Canadá e a monarquia britânica no exterior e é a responsável por convidar de maneira oficial outros chefes de Estado a visitar o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos