Juncker reitera apoio à ordem constitucional em conversa com Rajoy

Bruxelas, 2 out (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, reiterou nesta segunda-feira, em uma conversa telefônica com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, seu apoio à ordem constitucional e a posição da instituição com relação ao referendo realizado na Catalunha ontem.

Fontes comunitárias disseram que Juncker participou da conversa mais como "ouvinte" e apontou a posição do Executivo comunitário, explicada algumas horas antes na coletiva de imprensa diária da instituição.

O porta-voz chefe da CE, Margaritis Schinas, disse que é preciso passar "da confronto ao diálogo", e apontou que "são tempos para a unidade e a estabilidade, não para divisão e fragmentação".

Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu hoje ao presidente do Governo espanhol que evite uma "maior intensificação da violência" na Catalunha, após os incidentes registrados no domingo.

"Acabo de falar com Mariano Rajoy. Compartilhando seus argumentos constitucionais, apelei para que encontre formas de evitar uma maior escalada de violência e do uso da força", escreveu Tusk em seu perfil do Twitter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos