Macron diz a Rajoy que está comprometido com unidade da Espanha

Paris, 2 out (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, conversou nesta segunda-feira por telefone com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, a quem transmitiu seu compromisso com "a unidade constitucional da Espanha", informaram fontes da Presidência francesa.

Macron e Rajoy abordaram também a "importância de uma estreita cooperação franco-espanhola" para que a iniciativa lançada pelo presidente francês em 26 de setembro sobre a União Europeia (UE) tenha sucesso.

Por sua vez, o porta-voz do ministério de Relações Exteriores da França apontou que seu país "tomou nota das diversas declarações de 1º de outubro, principalmente a proposta do presidente do Governo espanhol de abrir uma reflexão comum com o conjunto de forças políticas representadas no Parlamento".

"Temos plena confiança na capacidade da democracia espanhola de conduzir um diálogo político pacífico, dentro da legalidade constitucional", disse o porta-voz na entrevista coletiva diária.

O Ministério das Relações Exteriores da França também reiterou seu "compromisso com a unidade e a integridade da Espanha, país amigo cuja voz é essencial no cenário europeu".

O governo francês se distinguiu nos últimos dias por ser um dos mais contundentes dentro da UE na defesa da integridade territorial da Espanha e da busca de uma solução dentro da Constituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos