Novo embaixador dos EUA chega à Rússia com relações em seu ponto mais baixo

Moscou, 2 out (EFE).- O novo embaixador dos Estados Unidos na Rússia, Jon Huntsman, chegou nesta segunda-feira a Moscou para assumir o cargo no ponto mais baixo das relações bilaterais desde o fim da Guerra Fria, em 1991.

Huntsman, de 57 anos, irá hoje à sede da Chancelaria para se reunir com o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, segundo fontes oficiais russas.

O diplomata americano apresentará suas credenciais ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, na terça-feira, em uma cerimônia oficial no Kremlin junto aos embaixadores de países como Espanha, Argentina e México.

A nomeação de Huntsman - que substitui John Tefft, chefe da delegação diplomática americana desde novembro de 2014 - foi aprovada pelo Senado dos EUA por unanimidade no final de setembro, quando o novo embaixador afirmou que não havia "nenhuma dúvida" de que o Kremlin interferiu nas eleições de 2016.

"Não há dúvida de que o governo russo interveio nas eleições dos EUA no ano passado", apontou então Huntsman, ao acrescentar que "Moscou segue se intrometendo nos processos democráticos" de outros aliados de Washington.

Antes de deixar o cargo, seu antecessor reconheceu em um artigo que as relações com a Rússia estão em "seu ponto mais baixo".

"O povo americano quer que as potências nucleares mais poderosas no mundo tenham relações melhores", disse Tefft, que acrescentou que os americanos estão "indignados" porque o Kremlin não assume sua "responsabilidade" por interferir nas eleições presidenciais.

No final de julho, Putin ordenou a expulsão de 755 funcionários das embaixadas e consulados dos EUA na Rússia, em resposta às últimas sanções impostas pela Casa Blanca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos