Rajoy explicará no Congresso visão sobre crise na Catalunha

Madri, 2 out (EFE).- O governo espanhol solicitou nesta segunda-feira a realização de um Congresso dedicado exclusivamente à Catalunha para que o chefe do Executivo, Mariano Rajoy, explique o seu ponto de vista após o referendo independentista que aconteceu ontem nessa comunidade autônoma.

Ontem à noite, Rajoy disse que pediria para comparecer perante os deputados e tal reunião deve acontecer na próxima semana.

No domingo, a população da Catalunha votou em um referendo que estava suspenso pelo Tribunal Constitucional da Espanha e no qual, segundo as autoridades locais, 2,26 milhões de pessoas participaram.

Isso fez com que Rajoy dissesse que "não houve referendo de autodeterminação", mas uma "mera encenação" e que o Estado de Direito fez fracassar a tentativa de consulta. Conforme disse, ele irá dialogar com todos os partidos com representação no Congresso para "refletir" sobre o futuro da Espanha.

Hoje, o chefe do Executivo espanhol se reunirá com o líder socialista, Pedro Sánchez, e com o líder liberal, Albert Rivera, para avaliar a situação. Os dois defendem a manutenção do Estado de Direito e a legalidade constitucional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos