Sérvia acusa UE de "duplo padrão" por divergências sobre Catalunha e Kosovo

Belgrado, 2 out (EFE).- O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, acusou nesta segunda-feira a União Europeia (UE) de usar um "duplo padrão" perante as aspirações independentistas de diversas regiões, após se referir concretamente à situação no Kosovo e à região espanhola da Catalunha.

"Vou perguntar a Bruxelas por que os sérvios são os que recebem o pior tratamento?", perguntou ironicamente Vucic perante a imprensa em Belgrado, em alusão ao reconhecimento da independência do Kosovo por parte da maioria dos membros da UE, e a postura divergente da assumida frente às aspirações separatistas da Catalunha.

Vucic reiterou o apoio da Sérvia "às integridade territoriais e à soberania da Espanha", ao mesmo tempo que lembrou que outros 22 parceiros comunitários se puseram ao lado do Kosovo quando esta ex-província sérvia se autoproclamou independente em 2008.

"Como é que na Catalunha não é válido o referendo (independentista) e em Kosovo pode inclusive (ter possível a independência) sem um referendo?", disse Vucic.

"Quando decidiam e pensavam que podiam mudar as fronteiras nos Balcãs porque não pertence à UE mexiam muito com os destinos dos Estados", considerou o chefe do Estado sérvio em uma coletiva de imprensa com o seu colega grego, Prokopis Pavlopulos.

"É talvez o melhor exemplo de duplo padrão e de hipocrisia da política mundial", declarou.

O político Também disse que a Sérvia vê o seu futuro na UE e que trabalhará com os albano-kosovares na solução dos problemas que ainda existem entre as duas partes, além de reiterar o "agradecimento" à Espanha, Grécia, Eslováquia, Romênia e Chipre, países da União que não reconhecem a soberania kosovar.

A antiga província sérvia do Kosovo, povoada por uma grande maioria de albaneses étnicos, proclamou em 2008 de forma unilateral sua independência da Sérvia, reconhecida pelas grandes potências como os Estados Unidos e a maioria dos parceiros da UE, ainda que não pela Sérvia, Espanha, Rússia, China, Índia, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos