Antes de ser preso, vice-presidente equatoriano pede que povo siga "lutando"

Quito, 2 out (EFE).- O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, pediu, nesta segunda-feira, que seu militantes sigam lutando pela "revolução", em um vídeo gravado e divulgado pouco antes de se entregar à polícia de seu país.

Glas deixou sua residência em Guaiaquil escoltado por uma longa caravana de carros, por volta das 21h (hora local) e foi acompanhado até a base Simón Bolívar, da Força Aérea Equatoriana (FAE) naquela cidade costeira.

A partir daí, será transferido, presumivelmente de um avião para um presídio em Quito, em cumprimento de um mandado de prisão preventiva, emitido nesta segunda pelo juiz Miguel Jurado, da Corte Nacional de Justiça, pela seu suposto envolvimento no caso Odebrecht.

Pouco antes de receber a ordem judicial e se entregar, o vice-presidente, que se recusa a renunciar, pediu aos cidadãos em um vídeo que sigam lutando pela "revolução".

"Estou enviando aos militantes um abraço revolucionário. Não desmaiam, briguem pela revolução", disse Glas, assegurando que lutará desde onde o levarem "pela verdade e pela justiça, que é a verdade e a justiça de todo um povo, de todo povo equatoriano".

"Não sei quando poderei voltar a falar com senhores. Estou a poucos minutos de me entregar à Justiça ", afirmou o vice-presidente, insistindo na sua inocência e que nunca teve a intenção de fugir.

Ele reiterou que acata com "protesto" uma resolução do sistema de justiça que considera "inconstitucional" e "ilegal", pois foi "um processo cheio de falhas".

Minutos após a prisão de Glas, seu tio Ricardo Rivera, também residente em Guaiaquil, recebia o mandado de prisão e ela levado de sua casa, algemado, e colocado em uma viatura da polícia.

No momento, não está claro que os dois suspeitos de crime de associação ilícita viajariam no mesmo avião.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos