Filha e genro de Trump usaram três e-mails privados para assuntos oficiais

Washington, 3 out (EFE).- O casal formado por Ivanka Trump e Jared Kushner usou pelo menos três contas de e-mail privadas para assuntos oficiais, segundo revelou o jornal "Politico".

O casal, que faz parte do Governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria utilizado suas respectivas contas pessoais para administrar temas oficiais relacionados com a posição que ocupam na Casa Branca.

O jornal, que entrevistou três fontes anônimas familiarizadas com o tema, aponta que o casal compartilha, além disso, outra conta familiar privada que também usou para questões oficiais.

Nessa terceira conta, a filha mais velha e o genro de Trump receberam centenas de e-mails procedentes de endereços da Casa Branca que incluem documentos não públicos de viagem, horários internos e materiais oficiais da residência presidencial.

A Casa Branca está revisando o uso de contas privadas de e-mail por parte do casal Kushner e de outros funcionários e assessores próximos a Trump, de acordo com o "Politico".

Durante a campanha eleitoral de 2016, Trump criticou com dureza sua rival democrata, Hillary Clinton, pelo servidor privado que ela usou para tratar assuntos oficiais quando era secretária de Estado (2009-2013).

O FBI chegou a investigar o caso da ex-secretária de Estado para comprovar que foi usada informação classificada com o e-mail privado.

Apesar de em julho de 2016 os investigadores concluírem que Hillary não tinha cometido delito que justificasse seu envolvimento, no final de outubro - apenas 11 dias antes das eleições - o então diretor do FBI, James Comey, anunciou uma nova investigação sobre o uso de sua conta privado.

Hillary atribui sua derrota nas urnas a essa nova investigação encomendada pelo então diretor do FBI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos