Forças iraquianas queimam túneis usados pelo EI no oeste de Mossul

Mossul (Iraque), 3 out (EFE).- As forças iraquianas queimaram nesta terça-feira os túneis subterrâneos usados pelos integrantes jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) no oeste de Mossul, norte do Iraque, para que não voltem a ser utilizados para invasões à cidade.

A prefeitura local informou à Agência Efe que as unidades militares também realizam uma operação para limpar os escombros restantes no oeste da cidade, que foi liberada dos jihadistas no dia 10 de julho, após quase nove meses de ofensiva militar.

O objetivo é "abrir estradas e reconstruir a cidade antiga para facilitar a volta dos deslocados" pela guerra. Uma intensa fumaça preta continua a sair de diversos pontos da cidade de Mossul, segundo constatou a Efe.

As autoridades acrescentaram que as unidades da engenharia militar do Exercito iraquiano trabalham na quinta ponte de Mossul sobre o rio Tigre - que divide a cidade em duas - para que volte a operar. Esta será a primeira a funcionar após terem sido destruídas com o objetivo de conter o avanço dos radicais durante a ofensiva.

Detalhou também que dois trabalhadores ficaram feridos nesta terça-feira após a explosão de um artefato durante as operações de limpeza dos escombros perto dessa ponte.

O oeste da cidade de Mossul, diferentemente da parte oriental, ficou praticamente em ruínas, sobretudo na zona antiga da cidade, onde não resta nenhum edifico de pé devido à fase mais dura da ofensiva para as forças iraquianas por conta das ruas estreitas.

Após a libertação de Mossul, as forças iraquianas recuperaram de Tel Afar, ao oeste da cidade, e agora se encontram imersas em duas ofensivas nos dois últimos redutos do EI no Iraque: Al Hauiya, na província de Kirkuk (nordeste), e as zonas fronteiriças com a Síria, na província da Al Anbar (oeste).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos