Governo espanhol prepara medidas diante de atitudes "mafiosas" na Catalunha

Madri, 3 out (EFE).- A vice-presidente do Governo da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, afirmou nesta terça-feira que seu gabinete preparou todas as atuações para evitar que a liberdade siga sendo "pisoteada" na Catalunha e quer encerrar os "comportamentos mafiosos" que ela acredita que venha acontecendo.

As declarações da vice-presidente acontecem dois dias após o referendo separatista, considerado ilegal na Catalunha, com grande tensão, e enquanto hoje acontece uma greve geral na região, com o objetivo de criticar a atuação policial.

Soraya Sáenz, em declarações aos jornalistas após participar de um ato público, disse que o Executivo está falando com os diversos partidos sobre essas medidas.

Quando perguntada se entre essas atuações está o artigo 155 da Constituição, onde prevê que o Governo central possa intervir na região e substituir cargos públicos regionais, a vice-presidente disse que trabalha em medidas que protejam o povo da Catalunha.

Em sua opinião, o que está sendo violado com o comportamento "antidemocrático, de coação e ameaça" do Governo regional é o interesse geral dos catalães.

Enquanto isso, o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, convocou uma reunião de emergência da cúpula para estudar medidas diante da situação de assédio que estão sofrendo os agentes da Polícia Nacional e da Guarda Civil enviado para Catalunha, que são cerca de 12 mil.

Fontes do Ministério informaram à Agência Efe que nessa reunião foi acordado em realizar todo tipo de medidas legais para defender policiais e guardas civis.

Os cinco sindicatos da Polícia Nacional solicitaram ao Ministério do Interior que adote "medidas urgentes e efetivas" para garantir a segurança dos agentes enviados para Catalunha diante dos "ataques, assédio e perseguição" que estão vivendo nessa comunidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos