Johnson diz que assina "cada sílaba" do discurso de May sobre Brexit

Manchester, 3 out (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta terça-feira que todo o gabinete da primeira-ministra, Theresa May, assina "cada sílaba" do discurso sobre o Brexit que a líder tory pronunciou em Florença no dia 22 de setembro.

Johnson apoiou a chefe do governo em discurso no congresso anual do Partido Conservador em Manchester, após ficarem evidentes nos últimos dias algumas divisões entre os ministros e ser acusado pessoalmente de driblar a autoridade de May com comentários à margem da linha oficial.

Em um auditório lotado, o que o confirma como uma das figuras mais populares entre a militância tory, Johnson expôs sua visão "otimista" do Brexit e disse que, após deixar a União Europeia, o Reino Unido "ficará livre" do bloqueio constante de Bruxelas.

Se mostrou partidário de criar "uma relação profunda e especial" com a UE, "construída sobre o livre comércio", e sublinhou que, por sair do bloco, este país "não será menos europeu".

Boris Johnson dedicou boa parte do discurso a argumentar contra o projeto social democrata do popular líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, a quem os conservadores começam a ver como uma verdadeira ameaça eleitoral após seu avanço nas eleições de junho, nas quais May perdeu a maioria absoluta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos