Rei da Espanha fará pronunciamento à nação sobre a Catalunha

Madri, 3 out (EFE).- O Rei Felipe VI, da Espanha, fará um pronunciamento aos cidadãos do país às 21h (16h de Brasília) desta terça-feira, dois dias após o referendo organizado pela região da Catalunha sobre sua independência.

Na última vez que falou sobre a situação na Catalunha, em 13 de setembro, o monarca garantiu que a Constituição "prevalecerá sobre qualquer quebra" da convivência "em democracia".

Felipe VI afirmou também que "os direitos que pertencem a todos os espanhóis serão preservados" frente a "quem se situa fora da legalidade constitucional e estatutária", em referência à questão separatista apresentada pelo governo catalão.

O pronunciamento de hoje será o primeiro institucional de Felipe VI a ser transmitido pela televisão além da mensagem anual de véspera de Natal, uma fórmula que o pai do monarca, o rei Juan Carlos, só utilizou em ocasiões muito excepcionais, como na noite da tentativa de golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981, após os atentados de 11 de março de 2004 em Madri e no anúncio de sua abdicação.

O discurso foi gravado pela TVE no Palácio da Zarzuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos