Polícia suíça investiga outra denúncia de abuso sexual de Polanski

Genebra, 4 out (EFE).- A Polícia de Saint Gallen, na Suíça, abriu uma investigação para averiguar se o roteirista franco-polonês Roman Polanski, que atualmente tem 84 anos, abusou sexualmente uma menor de idade no vilarejo de Gstaad, em 1972.

A denúncia foi apresentada no último dia 26 pela atriz alemã Renate Langer, atualmente com 61 anos, que afirmou que o estupro aconteceu quando ela tinha 15, de acordo com a agência de notícias suíça "ATS". Ela teria conhecido Polanski quando era modelo em Munique e foi encontrar o diretor na casa dele em Gstaad por conta de uma proposta de trabalho.

Por enquanto, a Polícia está investigando os fatos e com os resultados redigirá um relatório que será entregue ao Ministério Público, mas ainda restam dois tópicos para que a investigação avance: estabelecer se o crime prescreveu e estabelecer se é a Polícia de Saint Gallen ou a Polícia de Berna - cidade a qual Gstaad pertence - a que deve assumir o caso.

Renate é a quarta mulher a acusar publicamente Polanski de estupro.

Em 1977, o cineasta reconheceu ter abusado de Samantha Geimer, que à época tinha 13 anos. Ele assumiu a culpa e passou 42 dias preso, enquanto aguardava a sentença. Estando em liberdade depois de pagar fiança, e com medo de voltar a prisão para cumprir uma condenação maior, ele fugiu para os Estados Unidos no final de 1978.

O caso segue aberto, e entre 2009 e 2010 Polanski passou sete meses em prisão domiciliar na Suíça por um falido pedido de extradição dos Estados Unidos que nunca se formalizou.

Em 2010, a atriz britânica Charlotte Lewis acusou o premiador diretor de estupro. O caso teria ocorrido quando ela tinha 16 anos, em 1983.

Uma terceira mulher, identificada apenas como Robin, formalizou uma denúncia por abuso sexual ocorrido em 1973 quando ela também tinha 16.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos