Presidente catalão acusa rei da Espanha de ignorar "milhões de catalães"

Barcelona (Espanha), 4 out (EFE).- O presidente da região (Generalitat) da Catalunha, Carles Puigdemont, acusou nesta quarta-feira o rei da Espanha, Felipe VI, de ter assumido as políticas do governo de Mariano Rajoy, as quais definiu como "catastróficas em relação à Catalunha", e de decepcionar "muita gente que o aprecia".

Em declaração institucional na sede do governo catalão, Puigdemont afirmou que ontem, em pronunciamento transmitido nacionalmente pela televisão, o monarca se dirigiu "a uma parte da população" e "ignorou deliberadamente os milhões de catalães que não pensam como eles" e os catalães que "foram vítimas de uma violência policial que gelou o coração de meio mundo".

"Assim, não. Com a decisão de ontem, o senhor decepcionou muita gente que o aprecia", declarou Puigdemont em alusão ao rei da Espanha.

Felipe VI afirmou na terça-feira que, há algum tempo, "determinadas autoridades" da Catalunha descumprem a Constituição e o Estatuto e tachou esse comportamento de "deslealdade inadmissível" e "conduta irresponsável" por tentar "quebrar a unidade da Espanha".

No discurso desta quarta-feira aos catalães, Puigdemont disse estar disposto a "empreender um processo de mediação" para abordar o conflito catalão e confirmou que "nos próximos dias" as instituições catalãs terão que "aplicar o resultado do referendo" do dia 1º de outubro.

O presidente catalão considerou uma "grave irresponsabilidade" o governo de Mariano Rajoy rejeitar as "diversas propostas" de mediação feitas nas últimas horas.

Como já havia apresentado na segunda-feira passada, um dia após a votação do referendo de independência, Puigdemont ressaltou no discurso que "este momento pede mediação" e destacou que todos sabem "de primeira mão" sobre a sua "disposição".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos