Pró-dalits, redes sociais são inundadas de imagens de bigodes na Índia

Nova Délhi, 4 out (EFE).- As redes sociais ficaram lotadas nesta quarta-feira de fotos dos característicos e proeminentes bigodes indianos para denunciar os recentes ataques aos dalits, membros da casta mais baixa do sistema hindu, justamente por ter bigode, o que para os agressores é negado às pessoas que têm esse status.

A iniciativa levou centenas de "intocáveis" às redes sociais, com fotos usando barba e bigode e o lema "Mr".

"Se os que promovem as castas se incomodam com o bigode no rosto de um dalit, então todos os jovens dalits devem deixar crescer os formosos bigodes. Junte-se a nós", escreveu no Twitter o ativista Devashish Jarariya, um dos criadores da campanha.

A ideia surgiu depois que três dalits do estado de Gujarate, na região oeste da Índia, denunciaram ter sido agredidos por indivíduos de castas mais altas, entre 25 de setembro e ontem, supostamente por ter esse estilo.

Hoje, o oficial de Polícia de Gujarate, V.N. Solanki disse à Agência Efe que quatro acusados de envolvimento nas denúncias foram detidos e levados a um tribunal para depor.

Apesar das detenções, Jignesh Mevani, principal liderança favorável aos dalits em Gujarat, criticou a passividade da Polícia para investigar os casos.

"Em Gujarat os dalits são agredidos só por usar bigode (...) Quando isto ocorre, a Polícia deveria agir com celeridade, mas nada acontece", disse Mevani, em entrevista à Efe.

O ativista lembrou que no último domingo um dalit morreu em Gujarat depois de sofrer agressões de integrantes de castas superiores que não queriam a presença dele na parte de fora de um templo durante uma festividade hindu.

A comunidade dalit ainda é vítima de abuso e desprezo de membros extremistas de castas superiores na Índia, que os veem como poluidores da pureza hindu, apesar de a legislação e a Constituição do país possuírem várias leis de proteção e apoio a esse grupo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos