Rei Salman chega à Rússia na primeira visita de um monarca saudita ao país

Moscou, 4 out (EFE).- O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz, chegou nesta quarta-feira à Rússia na primeira visita de um monarca saudita ao país para se reunir com o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, com quem deve assinar vários acordos.

O monarca será recebido na quinta-feira por Putin no Kremlin no marco da Semana Russa da Energia, na qual foi abordado um possível prolongamento do acordo de redução da produção de petróleo para estabilizar os preços do barril.

Durante seu discurso nesse fórum, Putin antecipou que abordará com o monarca saudita dito assunto, enquanto o Kremlin adiantou que a cooperação em matéria de armamento também será um dos pontos da agenda de conversas.

"Será dada especial atenção à situação no Oriente Médio e no Norte da África com insistência na recuperação regional após os conflitos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Com relação à tradicional amizade entre Arábia Saudita e Estados Unidos, Putin comentou que "tudo muda".

O chanceler saudita, Adel al-Jubeir, que qualificou de "histórica" a visita, antecipou que ambos governantes assinarão vários acordos, o que permitirá passar de "boa a excelente relação".

Jubeir lembrou que ambos países cooperam em matéria energética e na luta contra o terrorismo, e estão interessados na recuperação dos conflitos da Síria e do Iêmen em virtude das resoluções da ONU, e apoiam um Estado Palestino segundo as fronteiras de 1967 e com capital em Jerusalém Leste.

Rússia e Arábia Saudita estiveram em lados opostos no conflito sírio, já que o Kremlin apoiou desde o começo do conflito o regime de Bashar Al-Assad, da mesma forma que o Irã, inimigo de Riad, que respaldou abertamente a oposição.

A respeito, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, destacou hoje a importância dos esforços da Arábia Saudita na hora de formar uma delegação da oposição com vistas às negociações de paz de Genebra.

A chegada do rei Salman coincidirá com a realização em Moscou de um fórum de investimentos russo-saudita no qual participarão mais de 200 empresas de ambos países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos