Erdogan diz que ordenará fechamento da fronteira com o Curdistão iraquiano

Istambul, 5 out (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quinta-feira que em breve ordenará o fechamento da fronteira com o Curdistão iraquiano, em resposta ao referendo independentista realizado na semana passada.

"O chamado referendo é uma causa, mas não é um resultado. O resultado chegará depois. Este assunto não terminou; acaba de começar", advertiu Erdogan durante um discurso em Ancara transmitido ao vivo pela emissora "NTV".

"Por um lado está o Irã, no norte está a Turquia, no sul o governo do Iraque, no oeste está a Síria. O que farão, para onde irão, como sairão daí?", perguntou Erdogan ao povo curdo.

"Vejamos: agora será fechado todo o espaço aéreo. De fato, os voos já foram proibidos. Quem irá até lá? (...) Daqui a pouco também será fechada a fronteira. Como poderão entrar e sair?", insistiu o presidente turco.

Erdogan ressaltou que a oposição da Turquia ao referendo, convocado pelo Governo Autônomo do Curdistão iraquiano, "não tem nada a ver com os curdos ou com o fato de ser curdo".

"A nossa reação é pela necessidade da unidade e convivência no Iraque, frente a uma iniciativa que nestes tempos é totalmente desnecessária e que não foi consultada com o nosso país. É uma traição à integridade territorial do Iraque", acrescentou.

Erdogan não especificou quando as fronteiras serão efetivamente fechadas. Até o momento, a passagem fronteiriça de Habur, a única que liga por estrada a Turquia e o Iraque, segue aberta em ambas as direções.

Os voos de companhias aéreas turcas já estão proibidos desde a última sexta-feira, seguindo diretrizes das autoridades de Bagdá, que avisaram que nenhuma companhia aérea estrangeira deve usar os aeroportos de Erbil e Suleimania.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos