Holanda apresentará acordo de governo na terça-feira com Rutte como premiê

Haia, 5 out (EFE).- Os quatro partidos que estão há meses negociando um acordo de governo na Holanda apresentarão uma proposta na próxima terça-feira e o liberal Mark Rutte se manterá como primeiro-ministro, informou nesta quinta-feira o jornal holandês "AD".

Espera-se que a oposição possa ter acesso aos documentos do acordo na próxima quarta-feira, e a nova coalizão de governo será formada pelo liberal VVD, o liberal-progressista D66, o democrata-cristão CDA e os protestantes da União Cristã.

Todos os partidos terão na quinta-feira um encontro com o ex-ministro de Finanças Gerrit Zalm, que liderou as negociações.

Após um debate parlamentar, Rutte será nomeado como "formador" de governo, embora a apresentação dos novos ministros deva acontecer na última semana de outubro.

Segundo a emissora pública holandesa "NOS", um dos acordos que serão apresentados inclui uma redução de impostos em 5 bilhões de euros que beneficiará os cidadãos de média e alta renda.

O novo sistema terá uma taxa de imposto de 37% sobre os rendimentos de até 68 mil euros e de 49,5% para valores superiores.

Atualmente os contribuintes pagam 36,55% de imposto para rendas de até 20 mil euros, 40,8% para até 67 mil euros e 52% para rendimentos superiores.

Rutte, de 50 anos, seria novamente primeiro-ministro e seu partido manteria cinco ministérios, enquanto o CDA ficaria com quatro.

O liberal progressista D66 também conseguiria quatro ministros, enquanto o menor aliado da coalizão, o protestante União Cristã, ficaria com dois.

Sendo assim, o novo governo contaria com três ministérios novos e o D66 exigiu que um deles fosse de Assuntos Climáticos, enquanto e o CDA, que conseguiu a maioria dos seus votos nas regiões rurais, pediu o de Agricultura.

Se forem cumpridas as exigências dos dois partidos, o outro novo ministério receberia o nome de Assuntos Familiares ou de Juventude e Família, segundo o jornal "Het Parool".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos