Papa critica tentativa de neutralizar diferença entre homem e mulher

Cidade do Vaticano, 5 out (EFE). - O papa Francisco fez nesta quinta-feira um discurso para os participantes da assembleia geral dos membros da Pontifícia Academia para a Vida e criticou o fato de "em vez de contrastar as interpretações negativas da diferença sexual" as pessoas queiram cancelar essas diferenças.

Francisco afirmou que é preciso reconhecer francamente os atrasos e as faltas e que a história das mulheres é tristemente marcada por várias "formas de subordinação", que devem ser erradicadas.

"A hipótese recentemente avançada de reabrir o caminho para a dignidade da pessoa neutralizando radicalmente a diferença sexual e, portanto, a compreensão do homem e da mulher não é correta. Em vez de contrastar as interpretações negativas da diferença sexual, que mortificam seu valor irredutível para a dignidade humana, se deseja cancelar o fato de tal diferença, propondo técnicas e práticas que a tornam irrelevante para o desenvolvimento da pessoa e para as relações humanas", afirmou.

O pontífice lamentou que a "manipulação biológica e psíquica da diferença sexual, que a tecnologia biomédica permite vislumbrar como totalmente disponível à escolha da liberdade - enquanto não o é" pode acabar com "a fonte de energia que alimenta a aliança do homem e da mulher e a torna criativa e fecunda".

Ele reprovou o que chamou de "utopia do neutro", que acaba com "a dignidade humana da constituição sexualmente diferente" e com a "qualidade pessoal da transmissão generativa da vida".

No discurso, o pontífice também voltou a criticar o materialismo experimentado por pessoas no mundo, já que isso amplia "os territórios da pobreza e do conflito, do desperdício e do abandono, do ressentimento e do desespero".

"Um autêntico progresso científico e tecnológico deveria inspirar políticas mais humanas", sentenciou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos