Rajoy diz que escutará todas as vozes sobre Catalunha e assumirá decisões

Madri, 5 out (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta quinta-feira que escutará todas as opiniões sobre como agir na disputada com as autoridades regionais da Catalunha, mas ressaltou que será ele quem tomará as decisões.

Em uma entrevista com a Agência Efe no Palácio da Moncloa, Rajoy disse que, a exemplo do que fez anos atrás para evitar o resgate da Espanha por parte da União Europeia (UE), diante da situação na Catalunha fará "o que acredito que devo fazer, o que acredito ser melhor para a Espanha e no momento que me parecer mais oportuno".

"Escutarei a todos, mas a decisão corresponde a mim", acrescentou.

As autoridades da região da Catalunha promoveram no último domingo um referendo independentista, suspenso pelo Tribunal Constitucional espanhol, e cogitam a ideia de fazer uma Declaração Unilateral de Independência nos próximos dias.

Rajoy se mostrou hoje "absolutamente" convencido de que a Espanha pode voltar ao clima de normalidade, assim como superou situações muito difíceis em outras oportunidades.

Como exemplo, citou o momento em que chegou à Presidência do Governo, quando o país estava à beira do colapso, em meio a uma crise econômica.

"Todo mundo dizia que a Europa iria recuperar a Espanha, que nos colocariam como a Grécia. Vivíamos uma situação de cinco anos seguidos de crescimento econômico negativo, mas o povo espanhol foi capaz de resolver essa situação", acrescentou.

Rajou lembrou que, na ocasião, muita gente lhe dizia o que deveria fazer e que era preciso pedir o resgate.

"Naquele momento, fiz o que achava que devia fazer, e agora, porque é a minha obrigação e porque para isso sou o presidente do Governo da Espanha, farei o que acredito que devo de fazer, o que acredito ser melhor para a Espanha e no momento que me parecer mais oportuno", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos