EUA suspendem manobras militares no Golfo Pérsico pela crise do Catar

Washington, 6 out (EFE).- Os Estados Unidos decidiram interromper uma série de manobras militares no Golfo Pérsico como mostra de "respeito" pelos aliados da região, em plena ebulição pela crise política entre o Catar e os países vizinhos.

"Decidimos não participar de manobras militares por respeito ao conceito de inclusão e interesses regionais comuns", indicou à Agência Efe o porta-voz do Departamento de Defesa, Eric Pahon.

Esses exercícios afetariam 5ª Frota da Marinha, que opera no Golfo Pérsico, no Mar Vermelho, no Golfo de Omã e no Oceano Índico. Dentro dessa área de ação estão três pontos estratégicos-chefe: o canal de Suez, e os estreitos de Hormuz e Mandeb.

A decisão do Pentágono ocorre devido à crise enfrentada pela região após Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito acusarem o Catar de financiar organizações consideradas terroristas, como o Estado Islâmico, a Al Qaeda e a Irmandade Muçulmana.

Essa acusação provocou a ruptura das relações diplomáticas entre o Catar e os quatro países, que decidiram aplicar uma série de represálias econômicas, como o fechamento tanto do espaço aéreo como das fronteiras terrestres e marítimas.

Pouco depois de a crise ter explodido, o presidente dos EUA, Donald Trump, se posicionou a favor do quarteto e pediu o Catar para deixar de financiar o terrorismo e voltar à "comunidade de nações responsáveis".

"Continuaremos encorajando as partes a trabalhar juntas com o objetivo de encontrar soluções comuns que permitam manter a segurança e a estabilidade na região", indicou Pahon.

A medida coincide com o anúncio realizado hoje pelo Departamento de Estado de uma possível venda de armamento por parte dos EUA para a Arábia Saudita por cerca de US$ 1,5 bilhão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos