Evo Morales visitará Michel Temer em Brasília no dia 30 de outubro

Brasília, 6 out (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, fará uma visita oficial a Brasília no próximo dia 30 de outubro, quando será recebido pelo presidente Michel Temer, informaram nesta sexta-feira os chanceleres de ambos os países.

"Seguramente, com essa visita serão dados passos importantes para a integração dos nossos países" no marco da democracia "dos povos", disse o chanceler boliviano, Fernando Huanacuni, junto ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Morales foi um dos líderes sul-americanos mais críticos ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que colocou no poder Michel Temer, cuja legitimidade chegou a questionar em declarações públicas.

Em seu pronunciamento junto a Nunes, Huananuci destacou a "profunda certeza democrática" do governo boliviano, bem como também o seu "respeito" pelas realidades dos outros países.

Sobre a reunião que tiveram hoje, os dois chanceleres explicaram que abordaram diversos assuntos de interesse comercial e social e assinaram um acordo de cooperação na área de saúde nas fronteiras.

Nunes, por sua vez, destacou a "coincidência" de ambos os governos em matéria de segurança fronteiriça e ressaltou a "sintonia" que existe para agir em conjunto na repressão de todo tipo de crimes ao longo dos 3.420 quilômetros de fronteira.

Além disso, reiterou o interesse do Brasil no chamado Corredor Ferroviário Bioceânico Central, que ligará as redes ferroviárias de ambos os países e também do Peru.

A linha férrea prevista nesse projeto partiria do porto de Santos, o maior da América Latina, para Porto Suárez, na fronteira entre a Bolívia e o Brasil, de onde continuaria para as cidades de Santa Cruz de la Sierra e La Paz, para depois se conectar com o terminal portuário peruano de Ilo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos