Ex-presidente catalão diz que região não está preparada para independência

Londres, 6 out (EFE).- O ex-presidente da região (Generalitat) da Catalunha, Artur Mas, considera que a região ainda não está preparada para a "independência real", em declarações publicadas nesta sexta-feira pelo jornal britânico "Financial Times".

De acordo com Mas, a região tinha ganhado "o direito de se tornar um Estado independente", mas há um debate entre os líderes catalães sobre se agora é o momento de declarar a independência de maneira unilateral.

"A pergunta agora é como exercemos esse direito. E aqui há, obviamente, decisões a serem tomadas. E essas decisões devem ter um objetivo em mente: não se trata apenas de proclamar a independência, mas de realmente nos tornarmos um país independente", refletiu.

"Para sermos independentes há algumas coisas que ainda não temos", comentou Mas, ao se referir a assuntos como o controle territorial, o sistema jurídico e a arrecadação tributária.

O governo espanhol aprovou nesta sexta-feira um decreto que facilita a empresas a transferência de suas sedes em Barcelona para Madri, medida já adotada por algumas companhias devido à incerteza na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos