Pence afirma que EUA ajudarão as Ilhas Virgens após passagem do furacão Maria

San Juan, 6 out (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, visitou nesta sexta-feira as Ilhas Virgens para observar de perto a destruição causada pela passagem do furacão Maria pela região e afirmou que seu governo ajudará na reconstrução.

"Estamos aqui para o longo prazo. Essas são as Ilhas Virgens, mas são também as Ilhas Virgens dos Estados Unidos", disse Pence para mostrar claramente que o governo de Donald Trump prestará apoio ao território.

"Falei com o presidente Trump de manhã e queria dizer que ele está com vocês hoje. Estaremos também amanhã e até que as Ilhas Virgens se recuperem", garantiu o vice-presidente.

Pence e sua esposa, Karen, foram recebidos na ilha de San Cristóbal pelas autoridades locais, que querem usar a visita para mostrar as necessidades da região após a passagem do furacão.

O governador das Ilhas Virgens, Kenneth Mapp, agradeceu Pence pela resposta dada após o desastre pelas autoridades federais e revelou que os dois tinham conversado várias vezes desde a passagem do Maria. Mapp disse que os EUA atenderam tudo o que ele pediu.

"Não posso mostrar o quanto nós agradecemos por sua ajuda e pela do presidente", disse o governador.

Os representantes locais informaram a Pence que os trabalhos de recuperação estão avançando. A universidade e as escolas da região voltarão a funcionar na próxima terça-feira, em parte graças ao trabalho de 2.500 membros das agências federais americanas.

O vice-presidente pegou na sequência um helicóptero para chegar à Igreja Episcopal de Santa Cruz. Na viagem, Pence pode observar a destruição provocada pelo furacão. Várias árvores foram arrancadas e estavam caídas, assim como linhas de transmissão de energia.

"Foi doloroso ver o impacto dos furacões Irma e Maria nas Ilhas Virgens", disse o vice-presidente. "Mas dias melhores para as Ilhas Virgens e para os EUA estão por vir", concluiu.

Pence agora irá a Porto Rico para ter ciência dos danos provocados pelo furacão Maria na ilha, onde 36 pessoas morreram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos