Península de Yucatán entra em alerta por passagem da tempestade Nate

Cidade do México, 6 out (EFE).- A Península de Yucatán está em alerta diante da iminente chegada da tempestade tropical Nate, que gera chuvas muito fortes no sudeste do México, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

O Sistema Nacional de Proteção Civil decretou alerta laranja (perigo alto) para o oeste e o norte de Quintana Roo e amarelo (perigo moderado) para o norte e o leste de Yucatán.

A tempestade, que já deixou mais de 20 mortos na América Central, está a 280 quilômetros ao sudeste da ilha de Cozumel e a 345 quilômetros ao leste de Chetumal, ambas em Quintana Roo.

O Nate avança para noroeste a 33 km/h, com ventos sustentados de de 85 km/h e rajadas de até 100 km/h.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) declarou como zona de vigilância a região que vai desde Punta Herrero, em Quintana Roo, até Rio Lagartos, em Yucatán.

Os especialistas preveem tempestades muito fortes (com até 150 milímetros de água) em Yucatán e Quintana Roo. No estado de Campeche, elas serão menos intensas, com até 75 milímetros.

"As suas nuvens nubladas favorecem rajadas de vento superiores a 70km/h e ondas de até quatro metros de altura", disse o SMN.

Segundo as previsões, o Nate passará na noite de hoje perto da cidade turística de Cancún. Na sequência, irá em direção ao Golfo do México, onde deve ganhar força e se tornar um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson.

As autoridades pediram que a população e navegadores da região tomem extremo cuidado com as chuvas, o vento e as ondas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos