Hamas detém líder e membros do Estado Islâmico em Gaza

Gaza, 7 out (EFE).- O movimento islamita Hamas deteve neste sábado um líder e três integrantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Faixa de Gaza, informou em um comunicado.

"As forças de segurança detiveram Noor Easa e outros três membros que se escondiam em uma casa na cidade de Rafah (ao sul da Faixa)", precisou o Ministério do Interior do grupo islamita.

O Hamas considera Noor Easa dirigente do EI no enclave litorâneo e assegurou que os detidos eram perseguidos há mais de um ano, segundo a nota enviada aos jornalistas.

A detenção ocorre dias antes da reunião de terça-feira no Cairo entre Hamas e o partido nacionalista Al Fatah para avançar na reconciliação que começou nesta semana com a transferência da Administração da Faixa ao Governo da Autoridade Nacional a Palestina (ANP).

O Egito intermediou a conversa entre as facções palestinas para facilitar uma aproximaçãp e pôr fim à divisão que manteve durante uma década dois Governos paralelos, o de Gaza controlado pelo Hamas e o da Cisjordânia, pela ANP.

O Executivo egípcio acusou em diversas ocasiões o Hamas de ajudar o jihadista Estado Islâmico na zona norte do Sinai.

Após o golpe de Estado de Abdel Fatah al Sisi e a derrocada do presidente da Irmandade Muçulmana, Mohamed Mursi, a relação entre a Faixa e o Egito piorou, país que iniciou um bloqueio parcial na fronteira.

Nos últimos meses, o Hamas aumentou a segurança na parte sul da fronteira de Gaza com o Egito, com o objetivo de assegurar ao Cairo que luta contra simpatizantes do EI e em troca do alívio o bloqueio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos