Diocese de Nova York cria fundo para vítimas de abuso sexual do clero

Nova York, 8 out (EFE).- Uma diocese da Igreja Católica em Long Island (Nova York, EUA) criará um fundo de compensação independente para vítimas de abuso sexual por parte do clero, informaram neste domingo os meios de comunicação locais.

A diocese de Rockville Centre, a sexta maior dos EUA, com 1,4 milhão de fiéis católicos, entrou em contato nesta semana com várias pessoas que tinham apresentado queixas perante a instituição para informá-los da iniciativa, segundo o portal "Newsday".

Em uma carta datada de segunda-feira e obtida por esse meio, o escritório de proteção de crianças e jovens da diocese indicou às supostas vítimas que iniciará o fundo nas próximas "semanas", tal e como fizeram no último ano a Arquidiocese de Nova York e a Diocese do distrito do Brooklyn.

Sob estes programas, as vítimas elegíveis para receber uma compensação financeira chegarãoa um acordo para não buscar ações legais contra a Igreja no futuro.

Determinarão a elegibilidade e a quantia da compensação dois especialistas que trabalharam com fundos de compensação similar, como o do World Trade Center e da petroleira de BP no Golfo do México.

Ainda que nenhuma compensação monetária "pode apagar ou desfazer o dano inimaginável" sofrido pelas vítimas, em sua carta a diocese diz esperar que aqueles "alienados e distanciados" da Igreja por estes motivos empreendam o "caminho da reconciliação".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos