Merkel inicia com conservadores bávaros contatos para formar governo

Berlim, 8 out (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, abriu neste domingo, com a bávara União Social-Cristã (CSU), sua primeira rodada de contatos para formar uma coalizão de governo após as eleições de 24 de setembro.

Merkel, presidente da União Democrata-Cristã (CDU), recebeu o presidente da CSU, Horst Seehofer, presidente também do estado de Baviera, para um encontro que ambas partes previam que seria longo pelas diferenças entre os partidos.

"Vocês trouxeram saco de dormir?", perguntou na porta da sede da CDU em Berlim aos jornalistas e fotógrafos reunidos o líder de lista da CSU nas eleições, Joachim Hermann.

Apesar de concorrer juntos nas eleições, as diferenças entre a CDU e a CSU nos últimos tempos são evidentes, especialmente em matéria de imigração, por causa da crise dos refugiados e do auge da ultradireita.

O encontro aconteceu apenas 24 horas depois de a chanceler anunciar pela primeira vez que ia tenta formar uma coalizão de governo somando conservadores, liberais e verdes.

O bloco conservador que apoia a chanceler obteve nas passadas eleições 32,9% dos votos, uma maioria insuficiente para formar um governo estável.

Após a decisão dos sociais-democratas de ficar na oposição - por colher seu pior resultado eleitoral desde 1949 -, a única coalizão viável era um governo tripartido entre conservadores, liberais e verdes (já que ninguém conta com a ultradireita, que ficou em terceiro).

Esta coalizão, denominada Jamaica na Alemanha pelas cores com os quais tradicionalmente se identificam os partidos envolvidos, é uma aliança inédita a nível federal, com o problema acrescentado das diferenças programáticas entre os quatro partidos envolvidos.

"Quero que se forme", disse ontem a respeito desta coalizão a chanceler, que reconheceu que as negociações serão "difíceis" mas necessárias para formar um "governo confiável".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos