Milhares de pessoas se reúnem em Barcelona em defesa da unidade na Espanha

Barcelona (Espanha), 8 out (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram neste domingo em Barcelona em defesa da unidade da Espanha, a dois dias do plenário do Parlamento catalão no qual pode haver uma declaração unilateral de independência.

Convocados pela organização Sociedade Civil Catalã sob o lema "Basta! Recuperemos a sensatez", os cidadãos percorreram o centro da capital catalã com bandeiras da Espanha, da Catalunha e da União Europeia e gritando palavras como "Viva Espanha e viva Catalunha!".

À manifestação estiveram presentes representantes de diferentes partidos, entre eles o presidente do governamental Partido Popular (PP) na região, Xavier García Albiol.

"Não vamos permitir nem uma independência no presente e nem uma independência por períodos, que tenham isso muito claro", disse Albiol.

A ministra espanhola de Saúde, a catalã Dolors Montserrat, assegurou que o Governo de Mariano Rajoy "não vai abandonar" nenhum catalão.

Em representação dos socialistas catalãos, o secretário de Organização, Salvador Illa, apostou pela "sensatez, o respeito ao Estado de direito" e pelo "diálogo" e advogou por negociar "um novo pacto entre a Catalunha e a Espanha".

Hora antes do início desta manifestação, cerca de 400 pessoas se concentraram também em Barcelona para agradecer à Polícia e à Guarda Civil espanholas pela defesa da ordem constitucional e pelo "exemplar comportamento" em 1 de outubro, quando foi realizado o referendo de independência suspenso pela Justiça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos