Nicarágua é sacudida por vários tremores em menos de 12 horas

Manágua, 8 out (EFE).- A Nicarágua foi sacudida por vários terremotos, o maior deles de magnitude 4,7 na escala Richter, em menos de 12 horas, que também abalaram o vulcão Momotombo, mas sem causar vítimas e danos materiais, informou neste domingo o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

Segundo o Ineter, o tremor mais forte, de magnitude 4,7, ocorreu às 21h38 locais de sábado (0h38 de domingo em Brasília) em alto mar, 109 quilômetros a sudoeste do porto de Corinto, no Oceano Pacífico.

Um sismólogo do Ineter detalhou que o sismo aconteceu a uma profundidade de dez quilômetros e explicou que o mesmo foi causado pelo choque entre as placas de Cocos e Caribe.

Outros quatro terremotos, com magnitudes entre 4,1 e 4,2, ocorreram entre as 18h30 e 23h57 locais de sábado (21h30 de sábado e 2h57 de domingo no horário de Brasília), indicou o Ineter.

Esses cinco tremores foram registrados em alto mar, em frente ao porto de Corinto, 149 quilômetros ao noroeste da capital Manágua, segundo o Ineter.

Outro tremor, de magnitude 4, também sacudiu as imediações do vulcão Momotombo, no noroeste da Nicarágua, sem causar vítimas e danos materiais.

Esse tremor foi registrado às 23h59 locais de sábado (2h59 de domingo no horário de Brasília) e o seu epicentro foi localizado em terra firme, 11 quilômetros a sudeste do vulcão Momotombo, segundo o Ineter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos