Polícia italiana detém irmão de jihadista que realizou atentado em Marselha

Roma, 8 out (EFE).- A polícia da Itália informou neste domingo que deteve Anis Hannachi, irmão do terrorista jihadista tunisiano que matou duas mulheres na estação ferroviária de Saint Charles em Marselha, no sul da França, no dia 1º de outubro.

A detenção aconteceu no sábado em Ferrara, no nordeste da Itália, em aplicação de uma euro-ordem emitida pelas autoridades francesas contra o irmão de Ahmed Hannachi, autor do assassinato das duas mulheres, detalhou a Polícia de Estado em comunicado.

Agentes da polícia de Bolonha e Ferrara, com a coordenação do Serviço Central de Combate ao Terrorismo Estrangeiro, averiguaram o paradeiro de Anis Hannachi em território italiano.

O detido foi colocado à disposição da Promotoria Geral do Tribunal de Apelações de Bolonha e é acusado de participação em uma associação para praticar ações terroristas e de cumplicidade no delito cometido por seu irmão, que foi abatido pelas forças de segurança francesas após o ataque.

Os detalhes da operação que levou a sua prisão serão comunicados à imprensa amanhã em Roma, detalhou a polícia.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do assassinato por meio da agência "Amaq", porta-voz da organização jihadista, que acrescentou que "o responsável pelo ataque" em Marselha era "um soldado do Estado Islâmico".

A "Amaq" acrescentou que o atentado aconteceu em resposta às convocações realizadas pelos jihadistas para a realização de ataques contra os países da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, que combatem o grupo terrorista na Síria e no Iraque.

O autor dos assassinatos tinha sido detido anteriormente na cidade francesa de Lyon, mas acabou liberado por falta de provas.

O homem estava fichado pela polícia por sete fatos delitivos, mas apresentou uma identidade diferente em cada caso. No entanto, segundo a promotoria antiterrorismo da França, ele acabou sendo identificado graças às impressões digitais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos