Theresa May diz que vai enfrentar qualquer complô para derrubá-la

Londres, 8 out (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, assegurou que vai enfrentar qualquer complô para derrubá-la, após uma semana na qual sua liderança foi questionada pelo Partido Conservador.

Em entrevista a "The Sunday Times", a líder "tory" disse que "não vai se esquivar do desafio" que os críticos poderiam fazer sobre sua gestão, ao mesmo tempo que deixou entrever que poderia reformar nas próximas semanas o seu Governo para eliminar os supostos conspiradores.

Entre estas figuras supostamente estaria o ministro de Assuntos Exteriores, Boris Johnson, a quem May poderia destinar a um Ministério menor, apesar de que nos últimos dias ele tenha pedido publicamente que a premiê seja apoiada".

Segundo "The Sunday Times", a dirigente conservadora prevê reformar seu Gabinete após a próxima reunião do Conselho Europeu (19 e 20 de outubro) e diminuir o peso do chefe da diplomacia britânica.

"Nunca me esquivei de um desafio. Esse é o meu estilo e não vou mudá-lo agora. Sou a primeira-ministra e o meu trabalho me obriga a ter sempre os melhores no meu Gabinete, a aproveitar ao máximo o grande talento disponível no meu partido", disse May ao ser perguntada pelo futuro de Johnson.

Na entrevista a "The Sunday Times", a primeira desde o discurso da quarta-feira passada na conferência anual dos "tories", May negou que tenha chorado e criticou a imagem que alguns meios projetam dela.

Apesar do apoio mostrado por pesos pesados do partido, entre eles Johnson, as dúvidas sobre a estabilidade do seu Executivo aumentaram após aquele discurso, cheio de incidentes, no qual devia dar uma mostra de autoridade.

Em sua fala, ela ficou afônica após vários ataques de tosse, um brincalhão notificou a ela sua demissão e as letras da mensagem eleitoral por trás dela caíram no chão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos