Topo

A pedido da Espanha, Sérvia adia solicitação à UE sobre Kosovo e Catalunha

09/10/2017 12h29

Belgrado, 9 out (EFE).- A Sérvia anunciou nesta segunda-feira que vai adiar, a pedido da Espanha, o envio de uma solicitação oficial à União Europeia (UE) para que explique o "padrão duplo" em sua postura em relação à separação unilateral de Kosovo em 2008 e o atual processo independentista impulsionado pelo governo regional catalão.

"Não faremos agora porque a Espanha nos pediu, para que não dificultemos sua posição. (...) Temos uma obrigação com os nossos amigos espanhóis, porque eles também nos ajudaram", disse o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, segundo a agência "Beta".

A Sérvia prepara uma carta para a Comissão Europeia (CE), na qual faz algumas perguntas sobre a atitude do bloco em relação à independência da ex-província sérvia de Kosovo e à Catalunha.

Vucic declarou que para o povo sérvio é difícil de entender que haja "diferentes padrões e princípios que são aplicados quando se trata da Sérvia", e que a carta será enviada a Bruxelas futuramente, pois seu país não quer ficar sem respostas.

As autoridades da Sérvia acusaram a UE de aplicar um "duplo padrão" diante das aspirações independentistas de diversas regiões e lembraram que todos os parceiros comunitários, menos Espanha, Grécia, Eslováquia, Romênia e Chipre, reconheceram a soberania de Kosovo.

A respeito da comunidade autônoma espanhola da Catalunha, a CE pediu respeito à legalidade espanhola e membros importantes do bloco, como Itália, Alemanha e França, mostraram seu apoio ao governo espanhol contra o movimento independentista na Catalunha. EFE

sn/cs