Pelo menos dez pessoas morreram tiroteio em mercado do sul da Nigéria

Abuja, 9 out (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta segunda-feira em Port Harcourt, no sul da Nigéria, depois que um grupo de pistoleiros abriu fogo indiscriminadamente contra as pessoas que estavam em um mercado da cidade, confirmou a polícia.

O porta-voz das forças de segurança na cidade, Nnamdi Omoni, explicou à Agência Efe que o tiroteio deixou um número "indefinido" de feridos e que foi aberta uma investigação para esclarecer os motivos do incidente.

Esta cidade, capital do estado de Rivers e que conta com importantes recursos petrolíferos, apresenta um número crescente de assassinatos nos últimos tempos, principalmente devido à rivalidade entre seitas religiosas e entre grupos políticos.

Rivers é governado pelo Partido Popular Democrático, rival eleitoral do Congresso de Todos os Progressistas (APC, siglas em inglês) do atual presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.

Esse estado está situado no delta do rio Níger, um dos principais motores econômicos do país pelos suas jazidas de petróleo, que provocaram o surgimento de grupos paramilitares que atacam instalações petrolíferas para exigir ao Governo nigeriano mais autonomia e investimentos para a região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos