Trump diz que política dos EUA para Coreia do Norte não funciona há 25 anos

Washington, 9 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta segunda-feira que a seu julgamento, a política americana para lidar com a Coreia do Norte, que avança no desenvolvimento do seu programa nuclear, não funciona há 25 anos.

"O nosso país tratou sem sucesso com a Coreia do Norte durante 25 anos, dando milhares de milhões de dólares e não recebendo nada. A política não funcionou!", disse o governante desde sua conta da rede social Twitter.

O líder norte-coreano Kim Jong-un voltou a defender no domingo o desenvolvimento de seu "valioso" programa nuclear para fazer frente às ameaças dos EUA, coincidindo com as declarações de Trump deste sábado de que "só uma coisa funcionará" com Pyongyang.

O presidente, no entanto, não especificou se com esta expressão se referia à realização de uma ação militar contra o regime de Kim Jong-un, ainda que seja uma possibilidade que não descarta, como afirmou diversas vezes.

Desde sua chegada à Casa Branca, Trump elevou o tom de ameaças contra a Coreia do Norte enquanto Pyongyang foi avançando em seus testes armamentísticas, com o lançamento de ao redor de uma zona de mísseis neste ano, alguns deles de alcance intercontinental, que poderiam tocar solo estado-unidense.

O senador republicano Bob Corker, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara Alta americano, disse no domingo em uma entrevista ao jornal "The New York Times" que Trump está "encaminhando" os Estados Unidos para "a III Guerra Mundial".

Corker, um dos senadores mais influentes no Congresso, desistiu de tentar a reeleição no ano próximo, enquanto surge como um dos principais críticos ao multimilionário dentro de seu partido.

Trump é um presidente que está atuando "como se estivesse no 'Aprendiz' ou algo assim", disse o republicano do Tennessee em alusão ao programa de televisão no qual o magnata comandava antes de entrar para a vida política.

"Me preocupa. Na verdade, deveria preocupar qualquer um que se preocupe com a nossa nação", acrescentou o senador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos