Tuquia convoca diplomata da embaixada dos EUA para falar sobre vistos

Istambul, 9 out (EFE).- O subsecretário da embaixada dos Estados Unidos em Ancara foi convocado nesta segunda-feira pelo Ministério de Relações Exteriores da Turquia para tratar sobre a suspensão da emissão de vistos para viagens aos Estados Unidos, segundo o jornal "Hürriyet".

Os Estados Unidos anunciaram ontem a suspensão temporária de vistos para turcos por "motivos de segurança" e o Executivo em Ancara reagiu com uma medida recíproca, suspendendo os vistos para americanos.

O embaixador dos Estados Unidos em Ancara ontem à noite falou por telefone com o subsecretário de Relações Exteriores turco após a notícia.

Observadores políticos veem na medida uma possível reação à recente detenção de um funcionário da embaixada americana na capital turca. Hoje, o ministro da Justiça Abdülhamit Gül disse que Washington deveria rever a decisão.

"É o nosso direito julgar um cidadão turco por um crime cometido na Turquia. Esperamos que os Estados Unidos revisem a decisão neste assunto", declarou.

Gül também negou os rumores levantados pela imprensa local nas últimas horas de que a Justiça turca tenha emitido ordem de detenção para outro funcionário da embaixada.

A associação de empresários turcos Tüsiad disse hoje que a decisão de Washington é "muito infeliz" e pediu ao governo turco fazer todo o possível para resolver a crise diplomática "o mais rápido possível". Já companhia aérea Turkish Airlines ofereceu aos passageiros de nacionalidades turca e americana a possibilidade de mudar as passagens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos