Após renúncia de opositor, presidente do Quênia diz que eleições vão ocorrer

Nairóbi, 10 out (EFE).- O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, afirmou nesta terça-feira que "as eleições seguirão adiante conforme estava planejado" apesar do anúncio de seu rival, Raila Odinga, que mais cedo desistiu de concorrer ao pleito, alegando que sua proposta de reforma da Comissão Eleitoral não foi atendida.

"Com Raila Odinga ou não, estaremos preparados", assegurou o governante em um comício, cuja reeleição nas eleições de 8 de agosto foi invalidada pela Suprema Corte depois que foram detectadas irregularidades na apuração.

Kenyatta acusou seu rival de "tentar arruinar as eleições" e se perguntou por que Odinga "não está pronto para concorrer de novo (...), se está tão certo de que as eleições anteriores foram um roubo".

Odinga, candidato da coalizão opositora Super Aliança Nacional, anunciou hoje a retirada da sua candidatura porque a Comissão Eleitoral, órgão que considera responsável pelas irregularidades citadas, não atendeu às suas propostas de reforma.

A Super Aliança Nacional solicitou a destituição da cúpula diretora da Comissão Eleitoral, apontada pelo Tribunal como responsável pelas irregularidades, e advertiu várias vezes que as eleições não aconteceriam se essa exigência não fosse atendida.

Sua desistência deixa Kenyatta como único candidato em um pleito que Odinga considera cancelado.

"Nossos pedidos para garantir eleições livres e justas foram completamente ignorados pela própria Comissão e pelo Jubileu (partido governante) e não parece que eles têm a intenção de fazer qualquer mudança", lamentou Odinga em um pronunciamento aos meios de comunicação.

"Esta decisão é pelo bem do interesse geral", assinalou o líder da oposição, que convocou manifestações para amanhã em todo o país sob o lema: "sem reformas não há eleições".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos