Discurso de Puigdemont sobre Catalunha é adiado em meio à grande expectativa

Barcelona (Espanha), 10 out (EFE).- O comparecimento do presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, no parlamento regional nesta terça-feira foi adiado por causa de uma reunião do líder catalão com seus aliados políticos, enquanto cresce a expectativa sobre uma possível declaração de independência dessa região do nordeste da Espanha.

Puigdemont, que deveria começar seu discurso às 18h locais (13h em Brasília), está reunido com representantes das forças independentistas, a coalizão 'Junts pel Sí'('Juntos pelo Sim', em português, de republicanos de esquerda e nacionalistas de centro-direita) e a 'Candidatura d'Unitat Popular', (CUP, 'Candidatura de Unidade Popular', em português, um partido antissistema).

Segundo fontes dessas legendas, as últimas versões da declaração que Puigdemont leria no plenário fizeram soar os alarmes entre os setores mais decididos a proclamar hoje a independência da Catalunha, entre eles a CUP, por isso os contatos se intensificaram na última hora.

O discurso do líder catalão deve versar sobre a situação política da Catalunha após o referendo de 1º de outubro, considerado ilegal por Madri, que concluiu com uma maioria de votos em favor da secessão dessa região da Espanha.

Após o referendo, Puigdemont se comprometeu a aplicar os resultados e a declarar independência.

Muitos líderes espanhóis e internacionais pediram a Puigdemont que não declarasse a independência e cumprisse com a Constituição espanhola.

No entanto, milhares de pessoas favoráveis à independência se reuniram em uma praça próxima do parlamento regional para acompanhar a sessão através de um telão, em meio a grandes medidas de segurança.

O interesse pelo discurso de Puigdemont é patente também pela presença de muitos jornalistas e repórteres de todo o mundo, que se credenciaram para acompanhar a sessão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos