Em mostra de força, bombardeiros dos EUA sobrevoam península coreana

Washington, 10 out (EFE).- Uma frota de seis aviões militares, entre eles dois bombardeiros pesados dos Estados Unidos, sobrevoou nesta terça-feira a península da Coreia e fez uma simulação de disparos como último exercício de força contra a Coreia do Norte, informaram funcionários do governo americano.

As Forças Aéreas do Pacífico dos Estados Unidos (PACAF) disseram que dois bombardeiros estratégicos B-1B sobrevoaram águas da costa oriental da peninsula coreana, acompanhados de dois aviões de combate F-15K da Coreia do Sul e dois aviões de combate F-15 do Japão.

"Voar e treinar durante a noite com os nossos aliados de uma maneira segura e efetiva é uma importante capacidade compartilhada entre os Estados Unidos, Japão e a República da Coréia e melhora a destreza tática dos pilotos de cada nação", disse Patrick Applegate, do Centro de Operações Aéreas americanas 613.

"Esta é uma clara demonstração da nossa capacidade para realizar operações sem interrupções com todos os nossos aliados em qualquer momento e em qualquer lugar", acrescentou.

A missão aconteceu durante a noite quando a Coreia do Norte comemorava o 72º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia, e Pyongyang não respondeu aos exercícios militares.

Justamente hoje, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi informado por sua equipe de segurança nacional sobre "uma série de possibilidades" de resposta às ameaças da Coreia do Norte, diante de uma eventual agressão.

Desde sua chegada à Casa Branca, Trump elevou o tom de ameaças à Coreia do Norte, e Pyongyang avançou em seus testes de armas com o lançamento de vários mísseis neste ano, incluindo de alcance intercontinental, que poderiam atingir território americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos