Macron se opõe a qualquer mediação de França ou UE em situação catalã

Frankfurt (Alemanha), 10 out (EFE).- O presidente francês, Emmanuel Macron, ressaltou nesta terça-feira que nem a França nem a União Europeia (UE) devem intermediar no conflito catalão por considerar a situação um assunto interno da Espanha.

As declarações de Macron foram feitas durante um colóquio organizado pelo Instituto Franco-Alemão da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, durante o qual sublinhou que o governo da Catalunha (Generalitat) não seguiu a lei.

Perguntado sobre o pedido do governo catalão de uma mediação, Macron insistiu que a questão é um "assunto interno" da Espanha e que outros países não devem se intrometer.

"Eu não sou mediador, esse não é o meu papel. Tampouco o da Europa. Se intervimos, damos a razão àqueles que não respeitam o Estado de direito", acrescentou ao advertir também, que se a UE agir, reconheceria de algum modo em um plano de igualdade o presidente regional catalão, Carles Puigdemont, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, algo que não é consoante com as instituições, segundo ele.

Macron lembrou que o sócio "legitimado" dentro do Conselho Europeu é a Espanha e enfatizou que os espanhóis elegeram democraticamente o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e não políticos dispostos a consagrar a independência da Catalunha.

Na opinião do governante francês, um mediador deve "escutar as duas partes e ver o que têm a dizer", algo que ele, como chefe de Estado de um país vizinho, não pode fazer.

O presidente da França, que considerou os nacionalismos como "movimentos arrogantes", alertou que, se as demandas do governo regional catalão forem atendidas no exterior, logo em seguida outra região de algum outro país europeu pode reivindicar a independência. EFE

jpm-nl/vnm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos