Ex-governador argentino gera polêmica ao comparar Macri com Hitler

Buenos Aires, 11 out (EFE).- O ex-governador da província de Santa Fé Antonio Bonfatti gerou uma polêmica na Argentina nesta quarta-feira após afirmar que "o povo se equivocou com Hitler e agora se equivoca com Macri", em meio a uma campanha para as eleições legislativas de 22 de outubro.

"Quando jovem acreditava nesse conceito que diz que o povo nunca se equivoca. Mas se equivocou com Hitler e agora se equivoca com (Mauricio) Macri", sustentou o político, membro do Partido Socialista, em uma conversa na terça-feira no Sindicato de Empregados de Comércio da cidade de Rosario.

Em plena campanha para as eleições legislativas nacionais, provinciais e locais de 22 de outubro, as declarações do ex-governador da província de Santa Fé de 2011 a 2015 despertaram a controvérsia e já são vários os membros do Governo de Macri que se pronunciaram a respeito.

"O meu mais profundo repúdio às declarações de Bonfatti. Refletem um desprezo pela memória do Holocausto e pelo povo argentino", expressou hoje através de sua conta do Twitter o chefe do Gabinete de Ministros, Marcos Peña, que exigiu a "retratação" do político.

Assim mesmo, o atual governador de Santa Fé, Miguel Lifschitz e a Frente Progressista manifestaram rejeição ao que foi dito pelo presidente da Câmara de Deputados provincial.

Por sua vez, o ministro de Meio Ambiente, o rabino Sergio Bergman, assegurou pela mesma rede social que Bonfatti "se equivoca, não o povo que vota".

"Comparar Macri com Hitler é uma selvagem banaliza ao Holocausto", asseverou.

"Profana a memória de vítimas e subestima os argentinos que apoiam a mudança em uma província que está assim por quem a governa", acrescentou Bergman, que também pediu que o ex-governador peça "desculpas públicas" por esta "ofensa".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos