Jornal diz que Trump irá ao R. Unido em 2018, mas não como visita de Estado

Londres, 11 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizará uma viagem ao Reino Unido no começo de 2018, mas não se tratará de visita de Estado, informou nesta quarta-feira o jornal "Evening Standard".

De acordo com o jornal, Trump realizará uma visita "de trabalho", mas não ficará hospedado no Palácio de Buckingham com a rainha Elizabeth II e nem receberá as honras reservadas às viagens de máximo nível.

Está previsto que essa estadia em território britânico faça parte de uma viagem internacional mais ampla e que nela o presidente trate temas de segurança global, ao mesmo tempo que poderia inaugurar a nova embaixada americana em Londres, aponta o jornal.

Se for confirmada, essa viagem, que aconteceria na primeira metade de 2018, seria muito menos relevante que a visita de Estado que estava prevista inicialmente, e que suscitou numerosas críticas e protestos no país.

Em janeiro de 2017, logo depois de Trump assumir o poder, a primeira-ministra britânica, Theresa May, o convidou a realizar em breve uma visita de Estado, com a rainha como anfitriã, o que foi muito criticado no Reino Unido e fez com que o presidente do Parlamento, John Bercow, pedisse que o republicano não discursasse perante os deputados.

Sobre a notícia publicada pelo jornal, um porta-voz de Downing Street disse hoje que a posição do Governo sobre uma futura visita de Estado de Donald Trump "não mudou".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos