Secretário geral da ONU "lamenta profundamente" saída dos EUA da Unesco

Nações Unidas, 12 out (EFE).- O secretário geral da ONU, António Guterres, lamentou a decisão dos Estados Unidos de deixar a Unesco, disse nesta quinta-feira um de seus porta-vozes.

"O secretário geral lamenta profundamente a saída dos EUA, à luz do grande papel que o país teve na Unesco desde a sua fundação", disse à Agência Efe o porta-voz Farhan Haq.

O governo de Donald Trump anunciou hoje a decisão de retirar o país da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e apontou como motivos a necessidade de uma reforma e uma suposta "tendência anti-Israel".

Em 2011, os EUA chegaram a suspender o pagamento de suas contribuições em resposta à entrada da Palestina na organização.

Para a diretora da Unesco, Irina Bokova, a decisão de hoje é uma "perda para o multilateralismo e para a família das Nações Unidas".

"No momento em que a luta contra o extremismo violento pede um investimento renovado em educação e em diálogo intercultural para prevenir o ódio, é profundamente lamentável que os EUA se retirem da agência das Nações Unidas que se encarga destes assuntos", declarou Bokova em Paris, onde fica a sede da organização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos