Emma Thompson chama Weinstein de "depredador" após acusações de abuso sexual

Londres, 13 out (EFE).- A atriz britânica Emma Thompson chamou nesta sexta-feira o produtor americano Harvey Weinstein, denunciado por abusos sexuais por diversas atrizes de Hollywood, de "depredador" e considerou suas ações "criminosas".

Em uma entrevista a um programa que a rede "BBC" transmitirá nesta noite, e que teve partes do conteúdo vazado na imprensa, Thompson indicou que Weinstein, de 65 anos, figurava no lugar mais alto de uma escada "de assédio e desprezo" na Meca do cinema.

O produtor, um dos mais poderosos da indústria, enfrenta numerosas acusações por casos de assédio sexual e três por estupro de conhecidas atrizes, entre elas Angelina Jolie, Rose McGowan e Gwyneth Paltrow.

Em declarações ao programa "Newsnight", Thompson, que em 2007 ameaçou abandonar um filme depois que o produtor chamou a co-protagonista "porca gorda", afirmou que "mais do que um viciado em sexo", Weinstein é "um depredador".

"É um depredador, é perigoso e o que fez e está fazendo é criminoso", disse a atriz.

A intérprete de filmes como "Orgulho e Preconceito" e "Simplesmente Amor", comparou o produtor com o já morto apresentador da BBC Jimmy Savile, que durante décadas cometeu abusos sexuais contra menores e que morreu sem ter pago pelos seus crimes.

Perguntada se pensava que havia outras pessoas que atuam como Weinstein em Hollywood, respondeu. "Certamente. Muitos, muitos".

Segundo Thompson, é necessário "começar a falar sobre a crise de masculinidade, a crise da extrema masculinidade que gera este tipo de comportamento".

Na terça-feira, o produtor foi acusado de estupro por três mulheres, acusações que ele nega categoricamente, e sua esposa britânica, a design de moda Georgina Champman, de 41 anos, anunciou a separação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos