Moscou critica possível saída dos EUA de acordo nuclear com Irã

Moscou, 13 out (EFE).- A eventual saída dos EUA do acordo nuclear assinado com o Irã causaria um grande dano à segurança e não-proliferação no mundo todo, disse nesta sexta-feira o Kremlin, ao mesmo tempo que o Moscou reiterou seu apoio a ditos pactos.

"Tais ações causariam um claro dano à atmosfera de segurança e não-proliferação no mundo todo", apontou o porta-voz da presidência russa, Dimitri Peskov.

Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, confirmou hoje em uma conversa telefônica com seu colega iraniano, Mohamad Yavad Zarif, que Moscou apoia firmemente o acordo sobre o programa nuclear do Irã.

"Lavrov confirmou o apego total da Rússia ao Plano de Ação Integral Conjunto (PAIC) e sua forte vontade de que seja cumprido integralmente na versão aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU", apontou um comunicado da Chancelaria russa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará hoje sua decisão sobre o pacto nuclear multilateral assinado com o Irã em 2015 e sua estratégia para abordar a partir de agora as relações com esse país.

O porta-voz do Kremlin também disse aos jornalistas que o abandono desse acordo por parte de Washington agravaria a disputa nuclear com a República Islâmica.

"Já conhecemos qual será a resposta de Teerã, que também abandonará este acordo", disse Peskov.

Trump tem que anunciar antes de 15 de outubro se considera que Teerã está cumprindo o pacto multilateral assinado em 2015 para limitar o programa atômico iraniano, a mudança do levantamento das sanções internacionais.

É esperado que, entre outras coisas, Trump declare que o Congresso dos EUA deve revisar o acordo nuclear porque não está de acordo com "o interesse nacional" de seu país, algo que pode supor o princípio do fim do pacto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos