Netanyahu parabeniza Trump por "valente" decisão sobre o Irã

Jerusalém, 13 out (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela "valente" decisão de não certificar o acordo nuclear firmado com o Irã, medida que abre caminho para uma possível saída do governo americano do pacto, assinado também por China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha.

"Ele enfrentou o regime terrorista do Irã com valentia", disse Netanyahu em um vídeo divulgado hoje.

"Se o acordo iraniano mantido do jeito que está, uma coisa é certa: em poucos anos, o maior regime terrorista do mundo terá um arsenal de armas nucleares e isso é um tremendo perigoso para nosso futuro coletivo", completou o primeiro-ministro.

Trump pediu hoje ao Congresso e aos aliados dos EUA para trabalharem com ele para corrigir os "defeitos graves" do acordo nuclear. O presidente disse que o pacto não aborda aspectos como o programa de mísseis balísticos de Teerã nem o apoio ao terrorismo promovido pela Guarda Revolucionária do Irã.

A decisão tomada hoje não representa a saída do acordo. Trump anunciou que irá retirar a garantia que é enviada regularmente ao Congresso, na qual o governo afirma que o pacto está sendo cumprido e atende ao interesse nacional americano.

Netanyahu reiterou em várias ocasiões sua preocupação com o Irã, considerado por ele a principal ameaça para Israel, e se opôs ao acordo nuclear desde o início das negociações.

"O presidente Trump criou a oportunidade para consertar esse acordo ruim. Para reverter a agressão do Irã e enfrentar seu apoio criminoso ao terrorismo", avaliou Netanyahu.

O ministro de Inteligência do país, Israel Katz, também demonstrou apoio à decisão do presidente dos EUA.

"O Irã é a nova Coreia do Norte e a comunidade internacional deve tomar ações efetivas contra as ameaças que eles representam agora ou se arrependerá de não ter atuado no futuro", disse Katz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos