Rebeldes confirmam que tropas turcas levantaram postos de controle na Síria

Beirute, 13 out (EFE).- As tropas turcas levantaram postos de controle em zonas fronteiriças entre a província síria de Idlib e a Turquia, e na área de Dara Aza, na vizinha região de Aleppo, disse nesta sexta-feira à Agência Efe um dirigente do Exército Livre Sírio (ELS), Abdel Muin al Masri.

"Os turcos estão em pontos do norte de Idlib na fronteira com a Turquia, não entraram na região", explicou por telefone Al Masri, líder do Exército da Victoria, vinculado ao ELS,.

Além disso, foi desdobrado na zona de Dara Aza, no oeste de Aleppo e próxima ao enclave curdo-sírio de Afrin.

Al Masri detalhou que as tropas turcas chegaram à Síria através da passagem fronteiriça de Kafr Losin, no norte de Idlib.

O Estado Maior turco anunciou hoje que o exército começou ontem à noite a criar "pontos de vigilância" em Idlib para assegurar o cumprimento do cessar-fogo nesta província, estipulado em meados de setembro na conferência sobre o conflito sírio de Astana, onde atuaram como fiadores Rússia, Irã e Turquia.

"Unidades das Forças Armadas turcas iniciaram em 12 de outubro de 2017 os trabalhos de estabelecimento de pontos de vigilância, em coordenação com as atividades de exploração que começaram o 8 de outubro", anunciou a instituição militar em um comunicado.

Este desdobramento turco suscitou inquietação nas milícias curdas presentes em Afrin.

Anteriormente, o porta-voz das Unidades de Proteção do Povo (YPG, por sua sigla em curdo) em Afrin, Rojhat Roj, apontou à Agência Efe que um comboio militar da Turquia entrou ontem à noite à Síria por Idlib e que posteriormente se dirigiu a áreas próximas a este enclave curdo-sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos