Rohani garante a Macron que Irã cumprirá acordo nuclear

Paris, 13 out (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, garantiu nesta sexta-feira ao chefe de Estado da França, Emmanuel Macron, que cumprirá o acordo nuclear assinado em julho de 2015 com o chamado Grupo 5+1, após o presidente dos Estados Unidos (um dos países signatários), Donald Trump, afirmar que não o ratificará.

Em uma conversa telefônica com Macron, Rohani deu "a garantia de que o Irã continuará aplicando os seus compromissos dentro do Plano de Ação Global Comum, em particular na cooperação com a Organização Internacional da Energia Atômica (OIEA)", diz um comunicado divulgado pela presidência francesa.

Macron disse a Rohani que a posição de Washington "não põe um fim ao acordo nuclear iraniano" e reiterou sua vontade e a dos seus parceiros europeus de "manter os compromissos" adquiridos em Viena em 14 de julho de 2015 entre o Irã e o G5+1, que é integrado, além de pela França e os EUA, por Rússia, China, Reino Unido e Alemanha.

O presidente francês indicou, no entanto, que Paris monitorará com atenção o cumprimento dos compromissos iranianos e, nesse sentido, receberá na próxima semana o diretor-geral da OIEA, Yukiya Amano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos