Confeiteiros do Peru batem recorde e fazem maior barra de chocolate do mundo

Lima, 14 out (EFE).- Um grupo de confeiteiros do Peru fez neste sábado em Lima a maior barra de chocolate com frutos secos do mundo, batendo o recorde Guinness ao ser composta em 70% de cacau puro, além de abranger uma extensão de 21 metros quadrados e uma altura de cinco centímetros.

Os mestres da Associação de Produtores e Empresários Confeiteiros do Peru levaram cerca de oito horas para trabalhar com mais de uma tonelada de cacau a fim de fazer a barra de chocolate, de sete metros de comprimento por três de largura, na qual também incluíram mais de 20 quilos de castanhas e nozes da variedade pecã.

Até agora tinham sido feitas em outras partes do mundo barras parecidas, mas nunca com frutos secos e com uma concentração tão alta de cacau, cultivado em campos que até poucos anos atrás eram utilizados pelo narcotráfico para o cultivo da folha de coca.

O cacau veio do Vale do Monzón, na região central de Huánuco, onde esse produto se transformou na principal alternativa de desenvolvimento econômico, e do Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (Vraem), que abrange cinco regiões do sul do país.

O chef Juan Carlos López, líder da Associação de Confeiteiros do Peru, explicou que produzir uma barra dessas dimensões requerer um investimento superior a 250 mil sóis (cerca de US$ 77 mil).

Ele destacou a dificuldade de esquentar mais de uma tonelada de pasta de cacau ao ar livre, com um clima úmido, contra as condições habituais nas quais se costuma trabalhar para produzir chocolate.

Depois que o recorde foi credenciado pelo humorista espanhol Felipe Carbonell, assessor do Guinness no Peru, a barra de chocolate foi distribuída em pedaços a crianças e aos presentes a uma feira de chocolates que acontece em frente ao parque Campo de Marte de Lima. EFE

fgg/ma

(vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos