Começa a votação para eleições legislativas antecipadas na Áustria

Viena, 15 out (EFE).- Os colégios eleitorais na Áustria começaram neste domingo a abrir as suas portas às 6h30 (horário local, 2h30 em Brasília) para as eleições legislativas antecipadas após a ruptura da coalizão entre social-democratas e democratas-cristãos.

Cerca de 6,4 milhões de cidadãos foram convocados às urnas para escolher os 183 deputados do Parlamento que exercerão o poder legislativo nos próximos cinco anos, em uma votação da qual sairá um novo Executivo.

O Partido Social Democrata (SPÖ) do chanceler federal, Christian Kern; o Partido Popular (ÖVP) do ministro de Exteriores, Sebastian Kurz; e o ultradireitista Partido Liberal (FPÖ) de Heinz-Christian Strache lutam para liderar o novo Governo da república alpina.

As sondagens mais recentes preveem que o conservador Kurz, de 31 anos, é o favorito a se tornar o próximo chanceler federal, com 33% dos votos, seguido de Kern, com 27%, e Strache (25%).

Segundo as pesquisas, a legenda neoliberal Neones, a ecologista Verdes e a de esquerda Lista Pilz podem entrar no novo Parlamento, ainda que com porcentagens muito próximos ao mínimo exigido de 4%.

Nas eleições parlamentares anteriores, de setembro de 2013, a participação nas urnas foi de 74,4% e o Partido Social Democrata foi o mais votado, com 26,8% dos votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos